Atualizado em 06/02/2021
Sumário
- Um bilhão de euros
- Os quatro irmãos e a Panini
- O primeiro álbum
- Panini no Brasil
- O símbolo do voleio
- O Cavaleiro no logotipo da Panini
- Bônus
- 👉 Deixe seu comentário!
Você sabe porque o logotipo da Panini tem um cavaleiro? 🤔
E você conhece a história por trás daquele símbolo com um jogador fazendo um voleio, que tem nas capas de alguns dos álbuns de futebol da Panini? 🤔 🤔
E você já viu o primeiro álbum publicado pela Panini? 🤔 🤔 🤔
Aliás, você sabe como surgiu a Panini? 😱
Então vem comigo, vamos fazer um pequeno passeio pela história… 🛸
Um bilhão de euros
Olá, tudo bem? 😃
A Panini é sinônimo mundial de álbuns de figurinhas.
Com sede em Modena, na Itália, o Grupo Panini atua em mais de 150 países, apoiado por 12 filiais e mais de 1.200 funcionários.
As filiais da Panini ficam nos seguintes países:
- Alemanha
- Brasil
- Chile
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- México
- Polônia
- Reino Unido
- Rússia
- Suíça
- Turquia
Historicamente a empresa cresceu devido aos itens colecionáveis, e essa área de negócios ainda é a mais importante do Grupo. 🤑
Mas não são apenas figurinhas e cards os responsáveis pelo seu faturamento. 👀
Pra você conhecer quais são as sete áreas de negócios do Grupo Panini, acesse esse link aqui.
Eu acho que você vai se surpreender… 😃
A Copa do Mundo
Mas o faturamento da Panini varia muito, dependendo dos torneios que acontecem. 🤔
E normalmente esse faturamento decola durante a Copa do Mundo. 🚀
Falando nisso, você já leu nosso artigo sobre as duas coleções de figurinhas da Copa 2018? Clique aqui pra ler! 😁
“O Grupo Panini vai alcançar um faturamento de um bilhão de euros em 2018, graças à Copa do Mundo, quase dobrando os 536 milhões de euros faturados em 2017”, disse Antonio Allegra, diretor de mercado italiano da Panini, durante a apresentação do novo álbum da liga italiana, em 08 de janeiro de 2019.
E a Panini realmente alcançou esse valor. O faturamento foi de 1,14 bilhões de euros em 2018. 💰
Em 2014, quando a Copa foi no Brasil, o faturamento foi de 758 milhões de euros.
Estou tentando descobrir o faturamento da Panini em 2019, depois atualizo aqui.
Mas… como surgiu a Panini? 🤔
Vamos voltar mais de 50 anos no tempo pra você saber… ⏳
Os quatro Irmãos e a Panini
O italiano Paolo Bruschi, um dos autores da revista digital Playing Pasts, escreveu que “No século dos esportes de imagem e de massa, não se tratava de ‘se’, mas de ‘quando’ alguém combinaria o poder do futebol com o poder das imagens, iniciando um negócio próspero e uma história de amor global, impulsionada pela paixão de crianças de todas as idades.”
Em 1945, os irmãos Benito e Giuseppe Panini assumiram a pequena banca de jornal da família, que ficava em Corso Duomo, no centro de Modena, na Itália.
Pura curiosidade: até hoje existe uma banca no lugar! Clique aqui pra ver!
Em 1954, com a experiência adquirida na banca, eles fundaram a companhia de distribuição de jornais Fratelli Panini Distribution Agency.
Em 1960, os dois irmãos encontraram uma coleção de figurinhas do campeonato italiano, que a editora milanesa Nannina não conseguiu vender. 😮
Os irmãos compraram essa coleção, e resolveram vendê-la em pacotinhos com 2 figurinhas.
Impulsionados pelo boom econômico do pós-guerra, os potenciais consumidores – “escondidos” dentro de qualquer fã de futebol – compraram mais de 3 milhões de pacotinhos! 🤩
A Panini
Com o sucesso dessas figurinhas, Giuseppe fundou a Panini em 1961, para fabricar e vender suas próprias figurinhas, e lançou o primeiro álbum da Panini.
Seu irmão Benito se juntou a ele nesse mesmo ano, quando a Panini vendeu 15 milhões de pacotinhos de figurinhas.
No ano seguinte (1962), a Panini vendeu 29 milhões de pacotinhos.
E foi então que os irmãos Franco e Umberto se juntaram à empresa em 1963.
Para saber um pouco mais sobre a história da Panini acesse esse link aqui.
O primeiro álbum
O projeto editorial da Panini contou com os fatores típicos que tornaram possível o rápido crescimento da economia italiana:
– A família inteira comprometida com um objetivo;
– Os quatro irmãos envolvidos na administração da empresa;
– A criatividade artesanal, que levou os irmãos a misturarem as figurinhas e empacotá-las em um papel originalmente projetado para armazenar manteiga;
– Uma conexão com uma rede local de pequenas e médias indústrias.
Então, em 1961, o primeiro Grande Raccolta Figurine Calciatori – Grande Coleção de Figurinhas de Jogadores de Futebol – foi lançado. 🥇
A capa foi ilustrada com o jogador sueco Nils Ledholm vestindo a camisa do Milan.
Essa ilustração foi desenhada a partir de uma fotografia do jogador, como você viu na figura anterior.
Esse refinado meio-campista sueco foi vencedor da medalha de ouro olímpica em Londres, em 1948. 🏆
E foi vice-campeão do mundo na Copa de 1958, quando a Suécia perdeu a final para o Brasil. 🥈
E por falar em Brasil… você sabe quando a Panini chegou ao nosso país? 🤔
Panini no Brasil
A Panini chegou ao Brasil em 1989, quando a Editora Abril convidou a empresa para entrar no país como sua sócia. 🤝
E o primeiro álbum publicado pela parceria das duas empresas foi o da Copa de 90.
Que aliás, também foi o primeiro álbum da Copa do Mundo lançado oficialmente no Brasil. 🤩
Sabia que você pode folhear todos os álbuns da Copa do Mundo da Panini? Clique aqui pra conhecer! 😎
É interessante notar que, no álbum da Copa de 90, apareceram o logotipo da Panini e o logotipo da Abril Jovem.
Já no segundo álbum publicado pela parceria, o do Campeonato Brasileiro 90, a marca que aparece é da Abril Panini.
E no álbum da Copa de 94, o logotipo da Panini também sumiu, aparecendo o “Abril Panini”.
Inclusive esses álbuns lançados no Brasil, de 90 e 94, são um pouco diferentes da sua edição internacional. Conto isso em um outro artigo…
Mas essa parceria não durou muito… 😐
Em 1995, a Panini comprou as ações que estavam em poder da editora Abril.
Como parte do acordo de dissolução da sociedade, a Panini se comprometeu a não atuar no mercado de quadrinhos, e a Abril se comprometeu a não editar figurinhas. 👀
E o que é esse jogador com a língua de fora nessa capa? 😂
O Brasil então tornou-se o centro de distribuição da Panini para a América do Sul e América Central.
Agora, uma observação: o México, apesar de ser um país de língua latina, faz parte da América do Norte! Anota aí pra não esquecer mais! 😳
E só pra você ter uma ideia, só existem duas fábricas da Panini no mundo: a da Itália, e a do Brasil. 😮
Eu achava que tinha uma fábrica na Argentina… preciso confirmar isso… 🤔
Em 2018, o presidente da Panini Brasil, José Eduardo Martins, abriu as portas da “fantástica fábrica de figurinhas” em Barueri, e mostrou ao pessoal do LANCE! como eram produzidas as figurinhas da Copa 2018. 😁
Você pode ler essa reportagem clicando aqui. 👀
Vou contar só um pouco do que ele falou pro pessoal do LANCE!:
“Todas as figurinhas são impressas em folhas autoadesivas.
A Panini manda os arquivos, um parceiro imprime, e essas folhas então chegam aqui na fábrica.
Cada folha comporta, em média, 200 figurinhas.
Como o álbum da Copa tem 682 figurinhas, elas são impressas de uma vez em quatro folhas grandes, para conter todas as figurinhas.
Essas folhas, depois, são cortadas em pranchas (papéis menores), porque elas têm que ser intercaladas.
E a disposição das figurinhas nas folhas é feita de forma científica, para que não haja pacotinhos com repetição de figurinhas.
Você nunca vai encontrar um envelope da Panini com figurinha repetida.”
Interessante hein! 😃
Agora vou contar pra você sobre um símbolo que é marcante nas publicações de futebol da Panini: aquele jogador fazendo um voleio. ⚽
O símbolo do voleio
No álbum do Campeonato Italiano da temporada de 1965-66, a Panini publicou na capa uma imagem que viria marcar presença em todos quase todos os seus álbuns de futebol publicados dali pra frente: a de um jogador fazendo um voleio.
O que pouca gente sabe é que esse lance realmente existiu, que o desenho foi feito a partir de uma foto!
E quem está executando o voleio é o zagueiro Carlo Parola, da Juventus.
Junto com Nils Liedholm (que apareceu na capa do primeiro álbum da Panini), Parola compartilhava a mesma inclinação ao espírito esportivo e a mesma elegância e graciosidade em seu estilo de jogo.
Sabe quando foi tirada essa foto? Em 15 de janeiro de 1950… 😮
A história da foto do voleio
Por pura curiosidade, vou citar aqui o que o autor italiano Paolo Bruschi escreveu sobre a captura da foto.
Naquela tarde de 15 de janeiro de 1950, a Juventus enfrentava a Fiorentina. ⚽
O magnífico lance foi capturado para a eternidade pelo fotógrafo florentino Corrado Banchi.
Banchi confirmou a afirmação de Demócrito de que “Tudo o que existe no universo é fruto do acaso e da necessidade”.
Ele não estava em uma posição favorável no campo para capturar boas imagens. 😩
E durante o segundo tempo, ele precisou ir ao banheiro, mas não conseguia sair do campo. 😳
Então ele decidiu aproveitar o poço de água que tinha após um obstáculo na pista de 3.000m que existia ao redor do campo, para se aliviar. 😅
E foi de repente que ele se viu atrás do goleiro da Juventus, quando um cruzamento de longo alcance caiu na área. 🙄
E antes que qualquer atacante da Fiorentina pudesse sequer pensar em acertar a bola para o fundo da rede, o zagueiro Carlo Parola voou imperiosamente em direção ao céu, em um gesto perfeito. 🤩
Banchi foi rápido e teve a sorte de clicar a fotografia alguns instantes depois que Parola acertou a bola, o que deu à fotografia uma sensação de poder e animação. 😆
Não pareceu ser muita coisa para Banchi, que levou a fotografia para o jornal e recolheu seu cachê de 3.000 liras pelos direitos autorais. 🤔
Pois é, não foi uma quantia enorme de dinheiro – cerca de 60 euros hoje – para uma imagem que seria reproduzida bilhões de vezes. 😯
E embora não tenha aparecido em todas as capas dos álbuns da Panini depois de 1965, a imagem sempre foi estampada nos pacotinhos do Calciatori.
Mais sobre essa fotografia
Fiorenzo Bucci também escreveu sobre essa fotografia nesse artigo aqui.
Vou citar alguns trechos desse artigo, que fala da fotografia em si.
“Muita coisa naquela foto repentina foi admirada pela primeira vez no jornal “Calcio illustrato” (Futebol ilustrado), na edição de 19 de janeiro de 1950: harmonia, força, destino, elegância. O voleio de Parola deu os primeiros gritos de uma vida que tinha tudo para se tornar infinita: um conto de fadas, cheio de surpresas, anedotas e eventos excepcionais.”
(…)
“…em 1965, quando Giuseppe Panini, o grande patrono das figurinhas, se lembrou da fotografia de Banchi, olhou por um longo tempo para ela e finalmente a colocou, redesenhada por razões técnicas, na capa dos álbuns dele. Mais de 50 anos se passaram e o voleio continua sendo impresso nas coleções, nos álbuns, nos milhares de pacotinhos da Panini. Na Itália e no mundo, gerações inteiras admiraram, discutiram e brincaram com o voo de Carlo Parola no céu. Nenhuma imagem foi reproduzida tantas vezes na história. Hoje estamos falando em bilhões de impressões e reimpressões a cada ano…”
Veja abaixo o desenho que fizeram mostrando onde o fotógrafo estava no momento em que clicou a foto. 😁
Os 50 anos da Panini
Eu dei uma olhada nos meus álbuns, e eu notei uma coisa: o símbolo do voleio aparece na capa de todos os álbuns do Campeonato Brasileiro, a partir de 2011.
Em 2011 a Panini comemorou 50 anos de existência.
E o símbolo do voleio aparece nos álbuns da Copa do Mundo, a partir de 2014.
(…)
Uau, que história essa do voleio hein! 🤩
Ainda tem outro símbolo que você precisa conhecer: o logotipo da Panini. 👀
O Cavaleiro no logotipo da Panini
Você já reparou que o logotipo da Panini, uma editora de livros e revistas, tem um desenho de um cavaleiro?
A resposta é simples: Porque Giuseppe Panini, que adorava enigmas e quebra-cabeças, inventou uma palavra-cruzada sob o pseudônimo de “O Cavaleiro”.
E nos anos 70, havia também uma coleção de figurinhas da Panini com o título “Pipino, o Cavaleiro”. (Pipino representava Giuseppe.)
Mas o logotipo da Panini não “nasceu” desse jeito, e eu vou mostrar pra você a seguir.
A evolução do logotipo da Panini
A primeira vez que a Panini usou um logotipo na capa de um álbum foi em 1963.
As letras EPM significam EDIZIONI PANINI MODENA, ou EDITORA PANINI MODENA.
E a Panini usou esse logotipo até 1966, quando o cavaleiro apareceu pela primeira vez na capa do álbum do Calciatori 1966-67.
Em 1974 o logotipo mudou de novo, como você pode ver na capa do álbum do Calciatori 1974-75.
Agora aparece a frase FIGURINE PANINI junto do cavaleiro, que significa FIGURINHAS PANINI.
E esse foi o logotipo até 1986, quando o cavaleiro foi “enquadrado” dentro de uma caixa retangular amarela.
Nascia aí o logotipo como o conhecemos hoje.
E você pode conhecer mais curiosidades sobre a Panini nesse link aqui.
Bônus
O colecionador francês Chris Rodriguez viu nossa postagem no Instagram, com a foto do voleio do Carlo Parola. 👀
E gentilmente me enviou as fotos do pacotinho da coleção do Calciatori 1965-66, quando o símbolo do voleio apareceu pela primeira vez. 🤩
Chris tem uma página no Facebook sobre álbuns de figurinhas, a Panini Football Club. 👈
Obrigado Chris! 😊
Caramba!
Eu juro que comecei esse artigo pensando em falar apenas sobre a foto do voleio do Carlo Parola. 😂
Mas aí você descobre um pouco da história da Panini, aí quer contar, mas não pode deixar aquela informação de lado, e aí quando você vê… eita! 🙃
Eu espero que você tenha apreciado um pouco dessa viagem no tempo. 😊
Você já conhecia tudo que eu contei aqui?
O que você mais gostou?
O que mais chamou sua atenção?
Você acha que ficou faltando alguma coisa?
Ou será que você descobriu alguma coisa errada? 😱
Conta pra mim lá embaixo nos comentários!
Grande abraço! 🙂
Link permanente
Eu gostei da matéria inteira e até irei mais além…
A MELHOR MATÉRIA QUE JÁ VI SOBRE CURIOSIDADES DA PANINI.
Parabéns!
Link permanente
Oi Jodson,
Muito obrigado pelo comentário! 😁
Grande abraço!
Link permanente
Muito legal a reportagem. Agora se poderes descobrir como a panini escolhe seus albuns de personagens. Será de grande valor para tirarmos dúvidas. Pois tem filmes maravilhosos que não tem álbum de figurinhas!
Link permanente
Oi Marcelo, obrigado pelo comentário!
Sobre a escolha dos álbuns de personagens, eu acho que a Panini tem contratos com grandes produtoras, como a Disney, e o lançamento do álbum já faz parte da estratégia de marketing da produtora antes mesmo do lançamento do filme.
Acredito que não é a Panini que escolhe qual filme ela vai produzir um álbum, essa vontade tem de partir da produtora.
Já ouvi gente perguntando porque não teve álbum do filme do Sonic. E eu acho que ninguém esperava que o filme fosse fazer tanto sucesso.
O mesmo acontece, por exemplo, com times de futebol.
Não é a Panini que escolhe se ela vai ou não fazer o álbum de algum clube . É o clube que procura a Panini e propõe uma parceria para divulgar a marca do clube.
Abraço!
Link permanente
Espetacular. Muito boa a matéria.
Link permanente
Oi Lori, obrigado pelo comentário! 😃
Link permanente
Excelente publicação, Parabéns Patrick. E obrigado por trazer estes detalhes, para nosso conhecimento.
Link permanente
Oi Martão, obrigado pelo comentário!
E é um prazer buscar novas informações e compartilhar com quem também gosta! 😃
Link permanente
Material de cunho: esportivo, histórico, científico, cultural e até familiar! 😀😀😀
É, não ficou bom não.
Ficou ótimo! 😀
Link permanente
Oi Paulo,
Obrigado pelo comentário, e não imaginei que o artigo pudesse abranger tantas áreas! 😀
Grande abraço!
Link permanente
Parabéns pela matéria!
Espetacular para todo colecionador apaixonado por figurinhas de futebol.
Abraço.
Link permanente
Oi Olavo,
Obrigado pelo comentário! 😁
Abraço pra você também!
Link permanente
Sensacional Elias, parabéns sempre pela dedicação em fomentar nossa brincadeira de colecionar, estimulando sempre novos adeptos!
Link permanente
Oi Léo!
Obrigado pelo comentário!
E sim, a ideia é justamente mostrar que colecionar é um hobby, uma brincadeira, algo que deve sempre ser divertido.
Abraço!